Actividade Profissional Privada

De 1979 a 1984 desempenha as funções de sócio-gerente de duas firmas de Informática: Datamatic e Micromatic; sendo o responsável pela orientação dos seus sectores técnicos e pela realização, entre outras, das seguintes actividades:

- desenvolvimento da linha de mini-sistemas de computação DTM por integração de processadores Data General e Bytronix; de unidades de disco Data General, Ball, Control Data e Priam; de unidades de banda Cytpher; de terminais Data General e Lear Siegler e de impressoras OKI. Foram desenvolvidos interfaces e introduziram-se modificações a nível dos sistemas de exploração (RDOS e BITS);

- instalação de mais de uma centena dos mencionados 18 mini-sistemas DTM, em regime chave-na-mão havendo, portanto, por parte da firma fornecedora, total responsabilidade na instalação de programas, formação, manutenção do equipamento e dos programas, etc. A título ilustrativo, mencionam-se algumas das maiores configurações instaladas:

- Estaleiros Navais de Viana do Castelo

- Dr. Carlos Torres, análises clínicas

- Dr. Ernesto Morais, análises clínicas

- Dr. Germano de Sousa, análises clínicas

- Arminho, armazenista

- Anhas, concessionário FIAT

- Câmara Municipal de Viana do Castelo

- etc. ...

- desenvolvimento de um "package" integrado e parametrizado de aplicações de Gestão compreendendo os sub-sistemas de Contabilidade, Gestão de Pessoal, Gestão de Aprovisionamento, Facturação, Tesouraria, Contabilidade Orçamental, Imobilizado;

- desenvolvimento de vários "packages" para sectores específicos entre os quais é de salientar:

- Gestão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, incluindo aspectos de Gestão da Produção;

- Gestão integral de laboratório de análises clínicas;

- Gestão de sociedades de Transitários e de despachantes;

- Gestão de armazenistas (cash-and-carry);

- Cadastro da casa do Douro.

- desenvolvimento de vários projectos de hardware e de automação entre os quais é de salientar:

- interfaces paralelos para impressoras;

- interfaces para acoplamento de periféricos especiais;

- controlador microcomputorizado de máquinas-transfer;

- controlador e data-logger dos auto-analizadores dos laboratórios de análises clínicas com ligação directa ao mini-sistema de gestão global do laboratório.

- estabelecimento de contactos com fornecedores e visitas a exposições nos seguintes países: Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Hong-Kong, Japão e Estados Unidos da América;

- frequência de um curso de Formação de Dirigentes e Quadros Superiores de 105 horas lectivas promovido pelo IAPME - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas - em 1982.

As actividades das firmas em questão foram objecto de descrição e comentário em várias publicações oficiais entre as quais valerá a pena salientar o relatório da Comissão para o Estado do Sector Electromecânico (CESEM) intitulado "A Microelectrónica Industrial e a Nova Era Industrial" (2ª parte, pág. 165 a 167) de que foram relatores o Dr. João Cravinho e o Dr. Lino Fernandes, do Ministério da Indústria (IACEP/GEBEI).

É de salientar, como vem referido no mencionado relatório, o facto destas empresas terem sido autênticas escolas de formação para mais de meia centena de recém-licenciados (engenheiros e economistas) que ocupam presentemente cargos de responsabilidade em entidades públicas e privadas, entre as quais vale a pena citar o caso de dois assistentes e de três assistentes convidados da Universidade do Minho, bem como de três assistentes da Universidade de Aveiro (dados de 1985).